Pesquisadores da Área > William H. Perkins

/ William H. Perkins, professor de Fonoaudiologia e autoridade reconhecida mundialmente na área de gagueira, faleceu no dia 06 de outubro de 2008.

Ele era professor aposentado de Fonoaudiologia e de Otorrinolaringologia na USC’s Keck School of Medicine e professor de Comunicação Falada na Annenberg School for Communication.

Como diretor do The Stuttering Center na USC, ele supervisionava a clínica de gagueira. No final da sua carreira, Perkins tornou-se um franco crítico da sua área, colocando em dúvida a compreensão tradicional da gagueira e de como ela deveria ser tratada.

Ele defendia uma abordagem científica que também considerasse a experiência subjetiva da pessoa que gagueja. Se a ciência exige a objetivação das pessoas com gagueira a ponto de despojá-las de sua experiência subjetiva, porque esta não pode ser medida tradicionalmente, então a ciência é a perdedora, disse ele.

Nascido em Kansas City, em 1923, Perkins geralmente atribuía sua obstinação em solucionar a gagueira às raízes do seu estado, Missouri.

Após receber seu bacharelado em 1943 pelo Missouri State College, Perkins se alistou na Marinha e serviu na II Guerra Mundial como comandante de artilharia. Ele se aposentou na Marinha em 1983 como tenente.

Perkins terminou seu mestrado na University of Missouri em 1949 e seu doutorado em 1952.

O Dr. Perkins era conhecido em todo o mundo pela sua pesquisa e artigos pioneiros em relação aos distúrbios da fala, disse J. Wesley Robb, professor aposentado de religião, amigo de Perkins desde 1955.

Seus livros na área de gagueira são: Stuttering Prevented (1992), Stuttering and Science (1996) e Tongue Wars: Recovery from Stammering (2000).

Depois de se aposentar em 1988, Perkins dedicou sua carreira para resolver o que ele chamava de o insolúvel problema da gagueira. Seu polêmico livro Tongue Wars: Recovery from Stammering, incitou a profissão a reconsiderar a ortodoxia vigente.


Fonte: USC Annenberg News
Tradução adaptada: Sandra Merlo

   
Voltar

"Instituto Brasileiro de Fluência - IBF" 
Rua Urussuí, 71, 11º andar, cj. 112, Itaim Bibi, São Paulo, SP, 04542-050.
William H. Perkins - Pesquisadores da Área - Instituto Brasileiro de Fluência - IBF. Gagueira levada a sério