Boas Festas > 2008

/


Tema da campanha 2008: INTERVENÇÃO PRECOCE
 


REALIZAÇÃO
CEFAC - Saúde e Educação
HSPE - Hospital do Servidor Público Estadual
IBF - Instituto Brasileiro de Fluência
FM-UFRJ - Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro


COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL
Ignês Maia Ribeiro (CEFAC e IBF)
Eliana Maria Nigro Rocha (HSPE e IBF)
Sandra Merlo (IBF)
Leila Nagib (UFRJ e IBF)


APOIO TÉCNICO
Hugo Silva - hug.silva.br [at] gmail.com (IBF)
Alex Sander (ABRAMET)


PATROCÍNIO
Grupo Microsom
Rede Globo de Televisão
Tecmac - Engenharia e Construções


Assista ao filme da campanha, gentilmente produzido e veiculado pela TV Globo.
O filme será transmitido em cadeia nacional de televisão do dia 08 ao dia 22 de outubro de 2008.


Assista ao filme da campanha, dublado em inglês, gentilmente produzido e liberado pela TV Globo.


Na grande maioria dos casos, a gagueira inicia na infância. Ainda existe a crença errônea de que a gagueira resolve-se por si só e que nenhuma intervenção se faz necessária. Muitas vezes, os pais são orientados a fazer de conta que nada está acontecendo, a esperar que passa ou a pressionar o filho para falar sem gaguejar. Nenhuma dessas atitudes é, de fato, recomendada.

A gagueira é um distúrbio de fluência, caracterizada por repetições, alongamentos ou bloqueios de sons ou de sílabas ou pela evitação dessas disfluências. É causada provavelmente por um mau funcionamento de áreas do cérebro relacionadas à temporalização da fala. Sendo assim, a criança não gagueja porque quer, para chamar a atenção dos pais, porque está com ciúmes do irmão ou porque é muito cobrada pelos pais.

Em boa parte dos casos, a gagueira regride espontaneamente em até um ano após o início dos primeiros sintomas. Entretanto, para algumas crianças, a tendência é que a gagueira persista indefinidamente e se torne crônica. Por isso, é fortemente recomendado que os pais procurem um fonoaudiólogo especializado em gagueira assim que o distúrbio surgir. O fonoaudiólogo avaliará a fala da criança e poderá estimar se é mais alta a probabilidade de a gagueira regredir espontaneamente ou de cronificar-se.

  • Se a maior probabilidade for de remissão espontânea, os pais serão esclarecidos e orientados sobre como interagir com a criança de forma a promover a fluência da fala.
  • Se a maior probabilidade for de cronificação, o tratamento pode ser imediatamente iniciado. A intervenção precoce é muito mais efetiva do que a intervenção tardia. Devido à grande plasticidade do cérebro infantil, os resultados do tratamento são melhores e mais rápidos. Além disso, o impacto emocional e social da gagueira (tanto para a criança, quanto para seus pais) é bastante minimizado.

Por isso, se o seu filho gagueja, não há por que esperar. Não existe idade mínima para se procurar ajuda profissional. Procure um fonoaudiólogo especializado em gagueira assim que os sintomas da gagueira forem percebidos. O tratamento da gagueira é muito eficaz se realizado precocemente e por um profissional especializado. A comunicação é um direito fundamental do ser humano.

Na semana de 19 a 26 de outubro, ocorrerão eventos em todo o Brasil para comemorar o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Informe-se sobre os que serão realizados na sua cidade.

FILMES

  • Spit It Out (Fala Logo!)

    Reportagem do canal NY1 sobre o documentário Spit It Out (Fala Logo!), um contundente retrato dos esforços de Jeff Shames para superar a gagueira e a negação da família.

    O documentário será exibido nas cidades de Cuiabá (21/10) e São Paulo (25/10), como parte da programação do Dia Internacional de Atenção à Gagueira 2008.

  • Rocket Science

    O filme Rocket Science relata a vida de um adolescente que gagueja, que decide entrar para o time de debates da escola. Produzido e dirigido por Jeffrey Blitz, também uma pessoa que gagueja.

    Os canais HBO farão diversas exibições de Rocket Science entre os dias 06/09 e 30/10/2008.

    /


MATERIAL PUBLICITÁRIO

  • Flyer - Modelo 1

    Arquivo PDF para visualização.

    Frente: chamada geral para a campanha, com espaço para inserção das logomarcas de Realização Regional, Patrocínio e Apoio. Arquivo EPS para a gráfica.

    Verso: texto informativo. Arquivo EPS para a gráfica.

  • Flyer - Modelo 2

    Arquivo PDF para visualização.

    Frente: chamada geral para a campanha, com espaço para inserção das logomarcas de Realização Regional, Patrocínio e Apoio. Arquivo EPS para a gráfica.

    Verso: texto informativo, com espaço para divulgação de eventos locais. Arquivo EPS para a gráfica.

  • Camiseta

    Arquivo PDF para visualização e para a gráfica.


PELO MUNDO

  • Tema da conferência online mundial em 2008: DONT BE AFRAID OF STUTTERING (Não tenha medo da gagueira). A conferência ocorrerá entre 1 e 22 de outubro de 2008, sob responsabilidade da fonoaudióloga Judy Kuster.
  • Na Inglaterra e no País de Gales, está sendo feita uma reforma dos serviços de atendimento de saúde para crianças e adolescentes com dificuldades de fala, linguagem e comunicação. O relatório parcial da proposta de reforma, denominada Berco Review, afirma que a comunicação está no âmago de toda a interação social, que é uma habilidade fundamental para a vida e que é um direito fundamental do ser humano. A boa notícia para ingleses e galeses é que o primeiro-ministro do Reino Unido e os secretários de estado da saúde e da educação, além do relator do projeto de reforma, já entenderam a importância da intervenção precoce.

 

   
Voltar

"Instituto Brasileiro de Fluência - IBF" 
Rua Urussuí, 71, 11º andar, cj. 112, Itaim Bibi, São Paulo, SP, 04542-050.
2008 - Boas Festas - Instituto Brasileiro de Fluência - IBF. Gagueira levada a sério